Vampiros da Corrogênese no Antropoceno

10450265_1916924055115468_6265600955286880913_o

Texto escrito como retorno ao devir vampiro acionado em Medellin por conta da minha residência na Jaquer Escool no Platohedro em setembro de 2014.

Para ler inteiro:

Português – Vampiros da Corrogênese no Antropoceno

Espanhol – VAMPIROSDELACORROGENESISENELANTROPOCENO.espanhol

“É nessa paisagem que quero colocar nossos vampiros da corrogênese10. Nessa terra do lixo, nas cidades desérticas, num planeta já débil que não se sustenta inteiramente, atacado por um vírus inteligente e sem limites que são os humanos. Coloco-os nessa cena sabendo que estão em todas as outras. O fato de serem vampiros não credencia-os para o bem ou para o mal. Mas eu prefiro me referir a nosso personagem conceitual, que é plural, como seres imortais atentos a seu tempo, correspondentes aos desígnios e urgências da Terra, sua eterna morada.

Talvez sejam eles os únicos herdeiros da Terra de fato, enquanto os humanos não lhe fazem companhia na duração da vida. Imagino a dor desses vampiros em ver sua residencia permanente, ser destruída pelos fazedores de fumaça, adoradores de xawara, sempre atrás do metal e do ouro. Os filhos do carbono, fossilizados. É nesse lugar do antropoceno que a nova geração de vampiros produz a corrogênese. Seu modesto papel de recicladores da Terra. Corroem as estruturas da civilização, com seus processos alquímicos e dissolventes. Sua ação árdua e estimulante de resgatar o animismo debaixo do lixo civilizatório. Talvez um dos seus primeiros passos para isso seja ouvir os resíduos. Porque vampiro é morcego, se orienta por barulhos, por ecos. Detectam através de ondas ultrasônicas a localização daquilo que parece estar invisível”.

One thought on “Vampiros da Corrogênese no Antropoceno

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s